quarta-feira, julho 04, 2007

Brasil X Estados Unidos Dicas como Aventurar ?


Brasil X Estados Unidos.

Vale a pena se aventurar na terra do Tio Sam?

Saiba as diferenças de regras, leis e hábitos entre os dois países.




Imigrar para um país estranho é mais complexo do que se imagina. Se o destino é os Estados Unidos, então, a coisa complica ainda mais. Muita gente pensa que os problemas terminam no momento exato que o fiscal da alfândega americana autoriza sua entrada na terra das oportunidades ou, no caso dos que tentam entrar ilegalmente, quando eles conseguem despistar a polícia da fronteira e chegar ilesos a uma cidade qualquer. Melhor seria dizer que é exatamente nesse momento que as dificuldades podem começar.


A América é um novo mundo, sem dúvida, com diferenças tão marcantes em relação ao nosso país que, em pouco tempo, podem fazer com que o estrangeiro mude de opinião radicalmente sobre aquele país. Às vezes, a frustração acontece já nos primeiros contatos com o chamado american way of life. Em outros casos, acontece justamente o contrário: o sujeito se apaixona e tem a certeza de que ter deixado o Brasil foi uma escolha mais que acertada. Os exemplos variam muito.


Antes que afoitos e desavisados sejam pegos de surpresa e sintam o peso de uma rejeição continental, milhas e milhas longe de casa, o melhor a fazer é buscar informações detalhadas sobre o lugar onde desejam se estabelecer em definitivo e ponderar os prós e contras. Sonhos construídos ao longo de uma vida inteira - como no caso de Sol, personagem de Deborah Secco - muitas vezes não passam de ilusão e podem se desmanchar como por encanto.

Enquanto país, os Estados Unidos tem praticamente a mesma idade do Brasil. Mas ao contrário do nosso país, eles se desenvolveram muito mais rapidamente. Hoje são a maior economia e a maior potência mundial. Movimentam o maior PIB (soma de bens e serviços produzidos pelo país) do mundo e têm a maior renda per capita por habitante. Em função disso, chovem oportunidades, leia-se empregos, conforto, novidades, qualidade de vida e muito, muito dinheiro.



Não é de se admirar que boa parte dos habitantes do mundo tenha o desejo secreto ou não de fixar residência naquela terra mágica. E não estão atraídos apenas pelos excelentes resultados da economia, mas pelo glamour que essa parte do planeta emana, mito que o cinema ajudou a consolidar.


Mas como será morar nos Estados Unidos?

Julgue você mesmo. "As regras, leis e costumes dos EUA".


E MAIS:


O pior e o melhor de morar na América
Os Estados Unidos e o Brasil têm muitas diferenças e os que decidem morar por lá passam por muitas dificuldades até se adaptarem. A partir do depoimento daqueles que já encararam ou ainda encaram a vida num país distante como os Estados Unidos, anotamos algumas das suas principais considerações. Veja:

Maiores reclamações


Falta de calor humano do povo.

Casos de preconceito e discriminação.

Culinária diversificada demais.

Rigor excessivos de leis e costumes.

Paranóia de ações e processos na justiça.

Saudade de casa.

Dificuldades em se adaptar e fazer amigos.

Vida à margem da sociedade (para os ilegais).

Solidão.




Os maiores elogios.


Oportunidades de trabalho (quem quer faz acontecer).

Disciplina e determinação do povo.

Amplo cenário cultural.

Modernidade ao alcance de todos.

Civilidade e respeito aos direitos humanos.

Experiência de vida.

Valorização da mão de obra e do trabalho.

Baixo custo de vida em relação ao Brasil.



Conselhos para quem quer se aventurar nos EUA.
Manter a simplicidade.

Conviver com as diferenças, sem se isolar.

Manter a identidade cultural de seu país de origem.

Integrar-se à comunidade para evoluir.

Falar sempre a verdade.

Concentrar-se numa meta e segui-la custe o que custar.

Valorizar o seu país.


Fonte: http://america.globo.com