segunda-feira, dezembro 11, 2006

INDICAÇÃO MÉDICA "TERAPIA ANIMAL!!!"


Terapia Animal

Eu estava estressado com o dia a dia e resolvir passar no medico para fazer um checape, quando ele me propôs a “Terapia Animal”, disse logo a ele que isso era coisa de boiola, macho que e macho não faz terapia, mas ele me convenceu de criar um animal, falei que um Pit-bull seria a minha cara, ele disse: tem que ser uma animal pequeno para ficar mais calmo, depois da consulta sai pra procurar o animal, estou na duvida entre a chinchila e um sapinho.Tirei uma foto deles pra poder me decidir.(Abaixo pra que serve a Terapia Animal).

Trata-se do recurso a animais em programas de apoio, que auxiliam a recuperação física ou psicológica de crianças e adultos. Os seus principais objetivos são:

  1. Idosos em lares.
  2. Pessoas fragilizados fisicamente ou hospitalizadas.
  3. Pessoas com Alto grau de estresse ou de temperamento forte (agressivas, machistas e etc).
  4. Crianças e adultos com problemas de aprendizagem ou com deficiência mental.
  5. Crianças e adultos fragilizados ou perturbados psicologicamente.
  6. Crianças provenientes de famílias em risco e adultos com problemas sociais e de adaptação.

O que é um animal de terapia.

Trata-se de um animal que pelas suas características comportamentais e/ou morfológicas, aliado a um treino específico permite a recuperação de traumas ou auxilia na aprendizagem.
Atua geralmente com a supervisão do dono ou treinador preparado para a sua função.
Nem todos os animais podem ser animais de terapia.
Um animal de terapia deve ser calmo e inspirar confiança em quem o irá manejar, deverá sustentar o olhar das pessoas, gostar de que lhe façam festas, o abracem e toquem, mantendo-se calmo perante movimentos bruscos e barulho alto. Você terá que se interage com ao animal, para poder se auxiliar.

Podemos assim ver que embora os animais não sejam já os parceiros principais ao lado do homem em termos de protegê-lo dos animais selvagens, guardando rebanhos, ou servindo de meio de transporte, continuam assim mesmo, a ser essenciais, ajudando-nos a viver melhor e a superar as situações que advêm do nosso dia a dia ou do cada vez mais complexo modo de vida urbano.